DISLIKE | TRANSFORMANDO O FEEDBACK NEGATIVO EM POSITIVO

Oi oi,

Todo este projeto do blog e do canal youtube é relativamente novo. Mesmo depois de um mês, não tenho nenhum inscrito, comentários ou muitas visualizações no canal, followers aqui no blog ou pessoas me seguindo nas redes sociais. No mar de informações fica bem impossível ter crescimento instantâneo na internet. Estou bem ciente e satisfeita em neste momento explorar o lado criativo e novo de criar conteúdo, mesmo sem ter nenhuma audiência.


O meu primeiro vídeo foi um vlog caseiro, sobre a minha semana de um ponto de vista intimista e positivo. É um tipo de vlog no estilo 'diário' que penso em continuar pois reflete a minha personalidade e o meu cotidiano. Este vlog teve até agora um total de 30 views, considerando que eu mesma assisti duas vezes. Eu fui a única que curtiu todos os meus próprios vídeos.  Como eu disse, não estou divulgando os vídeos, nem mesmo este blog portanto quem visualizou o vídeo provavelmente o encontrou no search do youtube mesmo.

Mas o primeiro feedback que eu tive em toda a minha história aqui neste projeto foi hoje e foi um DISLIKE. Eu entendo perfeitamente que nem todo mundo vai curtir o conteúdo que colocamos online, e claro que temos o direito de expressar o nosso amor ou desgosto porque este é um mundo livre, mas confesso que é triste o primeiro feedback da sua vida online ser totalmente negativo ainda mais quando você posta algo pessoal que colocou amor e dedicação.

Apesar de eu saber que a pessoa que deu um deslike provavelmente não se importa com o que este clique representa, para a pessoa que recebe é um balde de água fria, ainda mais quando você ainda está insegura a respeito se alguém está vendo o seu conteúdo criativo. Sinceramente, mesmo sendo algo insignificante para o mundo e mesmo para o contexto geral do canal, o sentimento instantâneo é de uma crítica brutal.

Porque a vida já deu umas rasteiras trágicas no meu percurso, sou uma pessoa conscientemente positiva, mesmo assim naquele breve momento foi como se o meu blog e os vídeos perdessem momentaneamente o valor positivo pois essa única pessoa que deu o feedback negativo representa 100% do feedcack que eu tenho, portanto metafóricamente esta pessoa representa como o mundo enxerga o meu conteúdo. O mundo dislike o meu conteúdo, o mundo me julgou como 'ruim', é sinceramente isso que senti naquele momento.


Logo depois que essa onda negativa bateu com tudo, a parte positiva do meu cérebro deu um clique e percebeu que a negatividade é uma perspectiva momentânea, pois no melhor dos cenários, um dia alguém em algum lugar vai dar um feedback positivo do que eu crio em alguma plataforma. Mas até lá. não consigo negar que o peso deste dislike fica sussurando na minha orelha que o mundo inteiro tem este feedback. E quando você está criando conteúdo, não tem uma audiência ou rede de apoio pra dizer o contrário, esse sussurro negativo pode parecer um barulho constate. Acho que talvez em algum lugar alguém tenha passado por uma experiência similar e entenda este sentimento pois ser julgado como ruim não é algo agradável.

Coincidentemente esse dislike apareceu bem no meio do meu upload de um novo vídeo que demorei um tempão para editar e postar. Para quem vê o copo meio vazio, poderia ser lido como um sinal para desistir completamente do blog e do canal. Parte de mim instintivamente sentiu o coração pesado e pensou e cancelar o upload. Mas no fim do dia, essa experiência me mostrou como sou uma pessoa 'copo meio cheio' e de certa forma o deslike funcionou como incentivo para desafiar o meu medo e encontrar minha audiência, mesmo se for apenas uma pessoa ou até mesmo se essa audiência nunca aparecer. Quando se trata de vivenciar a sua vida criativamente, que importa é o processo pessoal do projeto e não se as pessoas não se relacionam com o meu conteúdo ou se decidem destilar negatividade. Claro que se o feedback mesmo que negativo for construtivo, é importante abraçar esta crítica pra melhorar e desenvolver o que eu crio. Mas negatividade por negatividade, deve ser usada como ferramenta e não como um problema.

No fim das contas, se você é respeitosa, positiva, gentil e genuína sobre o que você cria não importa se você é a única pessoa no mundo que gosta ou que 'curte' o conteúdo ou sua arte, não importa se as pessoas são negativas ou agressivamente críticas. Descobri a partir do dislike um pouco mais sobre o propósito do projeto do blog, que é viver a minha vida, o meu cotidiano com simplicidade, criatividade e dedicação, abraçando quem eu sou e o que eu posso dividir de bom com o mundo, sejam desenhos, sejam vídeos, sejam mensagens. Descobri também o porque este projeto significa tanto pra mim pois vale a pena criar mesmo que as pessoas expressem que você não tem valor, que o que você cria é ruim ou que você nunca feedback positivo ou uma audiência.

Quando paro para pensar no que o feedback negativo representa lembro da mensagem de Vincent Van Gogh. Este foi um gênio que não teve um feedback positivo sobre a sua arte e que mesmo assim pintava praticamente um quadro por dia simplesmente porque ele queria retratar o mundo sob o seu olhar e amava pintar. Eu não sou Van Gogh mas abraço sua mensagem pois feedback destrutivo ou falta de audiência não deve reprimir o desejo de olhar o mundo sob a sua própria perspectiva através de um blog, de desenhos, de vídeos ou de qualquer forma criativa que a pessoa queira expressar. 

Portanto quando você pensar em desistir de projetos criativos ou pessoais que tem significado importante. por causa de um dislike ou críticas negativas injustificadas pense nesta sábia citação de Aristóteles: 'Crítica é algo que podemos facilmente evitar dizendo nada, fazendo nada e sendo nada.'

“Criticism is something we can avoid easily by saying nothing, doing nothing, and being nothing.”
– Aristotle

Até amanhã,
Ane.

No comments:

Powered by Blogger.